Food Hall, comer e beber no estilo praça de alimentação.

As praças de alimentação as quais a gente conhece em shoppings, reúnem tudo o que há de fast food que se possa imaginar, hambúrgueres, pizzas, massas, sanduíches… A ideia é claro, oferecer um serviço rápido de alimentação (ou de encheção de pança, não sei se podemos chamar isso de alimentação) para que possamos voltar às loucuras das compras. Entretanto, em meio aos “fast-food” sempre tem um restaurante em que dá pra beliscar um petisco gostoso e tomar alguma coisa batendo papo com os amigos, certo? Pois é, e se não tivéssemos que ir ao shopping pra isso, e no lugar de um monte de restaurantes “fast-food” pudéssemos optar por diferentes restaurantes ou botecos, no mesmo lugar, ainda com uma praça de alimentação no meio? Democrático né? Divertido também!

Pois é, tenho visto em diversos lugares esse modelo de mercado, chamado de Food Hall, onde a galera divide a mesa (como todo bom amigo quer fazer), mas com opções diferentes para comer e beber, onde cada um pode escolher o que quer! A diferença desse tipo de lugar para uma simples praça de alimentação é o ar moderninho que a “Geração dos Millennials” – pessoal que nasceu entre os anos 1980 e 2000 – tem trazido ao lugar. No meu entender, o foco é o estilo de comida que tem um ar mais gourmet, então pratos diferenciados, frutos do mar, pães e cervejas artesanais, queijos de boa qualidade (óbvio que isso inclui os queijos mineiros se o mercado for em MG), vinhos, destilados, e até os hambúrgueres artesanais, são os carros chefe dos mercados. Sem contar que na maioria das vezes há uma ou duas lojas de produtos especializados, como queijos, carnes, vinhos, etc, para levar alguns dos produtos para casa.

Um desse estilo de mercado que ficou bem famoso é o Eataly – sério, amo esse lugar! Nos EUA tem lojas em Nova York, Boston, Chicago, Los Angeles (em breve em Las Vegas), e no Brasil a única loja fica em São Paulo. Bom, tudo nesse Food Hall é referente à culinária italiana. Tem diferentes opções de frutos do mar, massas, pizzas, sobremesas e cafés – sem contar que você ainda pode fazer ótimas compras. Aqui nos EUA, além dos queijos, embutidos, massas frescas, azeites e vinhos, você pode comprar trufas negras e diversos tipos de frutos do mar. Muito chique!

O Eataly é um dos mercados do estilo Food Hall (tô quase chamando esse troço de Food Hall de Praça de Alimentação, sério) mais conhecido no mundo. Mas a moda está chegando com tudo e já há desse tipo de mercado em diversas cidades. Aqui em Denver, sei da existência de alguns, e dois deles são bem famosos. O Denver Central Market que fica no RiNo, bem perto de Downtown Denver, e o Avanti, que fica próximo da mesma região. O mais interessante, é que esses mercados aqui nos EUA estão sendo frequentemente construídos em bairros revitalizados, como por exemplo o Wynwood em Miami ou o RiNo em Denver, que acabam dando uma cara mais moderninha para a cidade.

Em Belo Horizonte o Mercado da Boca é o único do estilo por lá, por enquanto. E pelo site já vi que tem muita coisa boa pra conhecer. Diferentemente dos EUA, acho que as pessoas pelo mercado irão se entrosar mais, devido às mesas comunitárias e claro, ao nosso jeito amigável e comunicativo de ser. Pelo que conheci pelo site do Mercado da Boca, tem vários chefs com culinária mineira, comida de boteco, culinária portuguesa, italiana, delícias da Boca do Forno, gelato, cervejas artesanais, pães artesanais, queijos… E por aí vai! Eu estou super curiosa pra conhecer o Mercado da Boca, e já estou cheia de expectativas! Então me conta, já visitou algum mercado desse tipo? Onde? Gostou? O que achou? Espero que tenha gostado do post e até a próxima! 😉

By Lalá

2 comentários sobre “Food Hall, comer e beber no estilo praça de alimentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s