Ratatouille Rapide

Se tem um prato que eu adoro é a Ratatouille! Essa receita é muito antiga, mas nem por isso os franceses deixaram de ter ou seguir a receita “original”. Bem, eu fiz as minhas adaptações, claro! Na verdade para esse prato, eu fiz a adaptação da adaptação da receita que eu aprendi (carinhosamente chamado por mim de Ratatouille au Four), que eu vou postar no blog em breve. Esse prato pode ser comido quente ou frio.

Fiz essa adaptação porque eu amo o prato e porque a receita do Ratatouille au Four demora um bocado pra ficar pronta e eu não queria deixar de apreciar o prato, mesmo tendo pouquíssimo tempo para cozinhar no dia a dia. Bem, consequências da vida moderna né, gente!

Para essa receita eu tirei a berinjela e acrescentei sálvia junto às outras ervas. Bem, você pode variar os ingredientes dessa receita se quiser.  E como acompanhamento dessa Ratatouille, eu usei umas torradinhas de baguete francesa. Mas você pode colocar carne, frango, peixe, ovos, até arroz ou uma massa… Hum! Como será que ficaria uma massa longa com a Ratatouille como “molho”? Interessante…

Ah, o nome em francês é uma homenagem ao meu amigo gourmet Chicô! Haha! Eu espero que vocês curtam! =)

slide1Ingredientes:

  • 1 abobrinha italiana grande (eu usei duas pois estavam muito pequenas);
  • 1 cebola grande (eu usei a roxa, mas pode usar a branca ou amarela);
  • 1 pimentão vermelho (na verdade eu usei o laranja, mas não tem desse no Brasil. Se quiser pode usar o amarelo – eu não sou fã do verde, mas se você gostar…)
  • 1 cabeça de alho pequena;
  • 1 alho poró;
  • 1 1/2 xícara (chá) de tomatinhos cereja ou grape;
  • Sálvia, alecrim e tomilho (de preferência frescos);
  • 4 a 5 colheres (sopa) de azeite de oliva (de preferência extra-virgem);
  • Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.

Modo de preparo:

Inicialmente higienize todos os legumes devidamente. Em seguida, corte os legumes. O alho poró em fatias finas; os tomatinhos na metade, de comprido; o pimentão e a cebola em “cubos” largos e a abobrinha em cubos menores com aproximadamente 1 dedo de largura de cada lado. Não se preocupe muito com o tamanho dos cubos, eu prefiro que sejam menores (não muito pequenos), acho que ficam mais bonitos no prato. Os dentes de alho podem ser cortados ao meio apenas, após a remoção da casca.

Em seguida, em fogo médio numa frigideira grande, coloque o azeite e posteriormente a cebola. Deixe a cebola murchar um pouco. Acrescente o pimentão e deixe o pimentão  murchar um pouco também. Posteriormente, acrescente os outros ingredientes. Deixe-os refogar por aproximadamente 15 minutos, mexendo com frequência para que os legumes não queimem. Ao final, quando os legumes estiverem cozidos acrescente as ervas. Eu usei quatro raminhos de tomilho, 2 e meio de alecrim e uns dois de sálvia, mas isso vai do seu gosto. Acrescente pimenta do reino e sal a gosto e misture tudo.

Dicas:

  • Para descascar o alho amasse o dente de alho com a lateral da faca, sobre a tábua. A casca sairá inteira;
  • Eu corto a cebola para esse Ratatouille da seguinte forma: removo as pontas (geralmente eu não removo a raiz, mas nesse caso é exceção), corto de comprido no meio. Para cada metade faço quatro ou cinco cortes de comprido e depois corto na metade;
  • Para cortar o pimentão em cubos: retiro a “tampa” de cima do pimentão (vai sair junto a haste e as sementes), corto de comprido onde está a parte branca interna. Removo a parte branca e corto os “cubos”.
  • Debulhar as ervas: passo os dedos firmemente no sentido oposto do crescimento das folhas para os raminhos de tomilho e alecrim. Eu gosto de picar boa parte das folhinhas de alecrim e deixar somente algumas inteiras, pois o sabor do alecrim é forte.

 by Lalá

One thought on “Ratatouille Rapide

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s